COQUEIRO BAIXO, município da Região Alta do Vale do Taquari, desmembrado do Município de Nova Bréscia e Relvado, através da Lei Estadual n.º 10.765 de 16 de abril de 1996 e instalado em 1.º de janeiro de 2001.

O nome Coqueiro Baixo originou-se em 1850, quando chegaram os primeiros habitantes, as famílias de Antônio Gotardi, Viúva Luiza Sbaraini, José Zanata, Bertinho Justa, Miguel Just, Pedro Weit, Antônio Propício e Noratino Propício, por existir nesse local muitos coqueiros. Dizem os antigos habitantes que o nome Coqueiro Baixo há vinculação com a criação de gado e açougueiros que naquela época eram muitos na localidade e arredores. Baixo, teria surgido, por existir um coqueiro baixo, de tronco bem grosso, junto a um arroio, que hoje denominado de Arroio Coqueiro Baixo e banha o Município.

O local onde existia o Coqueiro fica na bifurcação, hoje da Rua Vicente Mânica e a Av. Itália, sendo o ponto de referência para descanso, e/ou narrar as viagens, dos viajantes, tropeiros, mascates, que transitavam pela localidade, com suas tropas de mulas e burros vindos de outras regiões, tais como, de Putinga, Arvorezinha, Relvado e arredores, que tinham como, destino Lajeado, que na época era o maior centro para comercializar os produtos agrícolas, como, banha, salames, copas, mel, nozes e outros produtos produzidos pelos primeiros desbravadores e, que traziam no retorno produtos manufaturados (industrializados) sal, açúcar, fazendas, ferramentas e utensílios usados nas lavouras e a alimentação para a família.

O Município de Coqueiro Baixo possui uma área de 112,439 Km², com uma população estimatida de 1.490 (IBGE 2021) e de 1.528 (conforme o último Censo de 2010 do IBGE), sendo que 30% residem na zona urbana e 70% na zona rural, distribuídas entre 16 comunidades assim elencadas: Linha Alegre Baixa, Linha Alegre Alta, Linha Pilão Alto, Linha Pilão Baixo, Linha Arroio da Laje, Linha Pedras Brancas, Linha Pedras Brancas Alta, Linha São Luis, Linha Garibaldi, Linha Arroio Bonito, Linha Coqueiros (Três Reis), Linha Nossa Senhora das Dores, Linha Coqueiro Alto, Linha Caçador e Coqueiro Baixo (sede).

A economia da população coqueirense é essencialmente baseada no setor primário, destacando no setor agrícola as culturas de milho, feijão, fumo e produtos de subsistência familiar e na pecuária o setor avícola a produção de frangos de corte, principal fonte de renda. O setor secundário conta com agricultura familiar na produção de queijos, fabrica de massas e ainda uma metalurgica; enquanto que no setor terciário a população está servida por comércio de produtos alimentícios, confecções, transportes, farmacêuticos, postos de combustíveis, oficinas mecânicas e outros serviços oferecidos pelo Poder Público, como: Escolas, Unidade Sanitária, Brigada Militar, Correio, Internet e Telefonia. O município também é servido pelos serviços do Banco Sicredi.

A topografia de Coqueiro Baixo é bastante acidentada, caracterizado por relevo montanhoso, com clima subtropical úmido, predominando a vegetação com florestas subtropicais e matas exóticas (eucalipto, acácia negra e araucárias).

A colonização italiana deixou marcas em todas as comunidades do município, isso é percebido pelas edificações de igrejas e de vários capitéis religiosos que manifestam também a fé pelo catolicismo pregado até hoje pela maioria da população. As marcas da colonização também se expressão na alimentação, no modo de falar, viver e principalmente nas diversões, destacando o FESTIVAL DA CANÇÃO ITALIANA.

Por ser ainda jovem, o município vem dando atenção em todas as áreas, Agricultura, Saúde e Meio ambiente, Obras e Viação, Assistência Social, Finanças e em especial na área da Educação, pensando no desenvolvimento integrais das crianças e jovens, possuindo 02 Escolas Municipais de Ensino Fundamental, 01 Escola Municipal de Educação Infantil e Creche, ainda conta com 01 Escola Estaduais de Ensino Médio. Além disso, auxilia os estudantes universitários, já que o Município não possui esta modalidade de educação em seu meio.

Compartilhe!