Na última sexta-feira, 14/05, a secretaria de Saúde de Coqueiro Baixo foi contemplada com uma câmara de conservação de vacinas para sala de imunização. O equipamento servirá para a conservação das vacinas que serão aplicadas nos munícipes.

O município agradece à secretaria da Saúde do Estado pela doação, “pois sabemos o quanto útil ela será para o povo Coqueirense”.

O governo do estado destinou 310 câmaras para municípios com menos de 100 mil habitantes. As câmaras de conservação, de uso médico-hospitalar, com capacidade de 200 litros, operam com temperaturas entre 2°C e 8°C e servem para armazenar insulina, vacinas e outros medicamentos.

Os equipamentos entregues pela SES foram adquiridos com recursos do Ministério da Saúde. No total, 194 municípios serão contemplados. O objetivo é aprimorar a Rede de Frio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) com a substituição das geladeiras domésticas por câmaras de conservação de imunobiológicos. Os critérios para a escolha dos municípios foram, além de menos de 100 mil habitantes, ter sala de vacinas e sistema de informação oficial do Ministério da Saúde implantado para registro de vacinados e movimentação de imunobiológicos, e não estar equipado com câmara refrigerada.

Da 16º Coordenadoria Regional de Saúde de Lajeado, foram contemplados os municípios de Canudos do Vale, Coqueiro Baixo, Cruzeiro do Sul, Doutor Ricardo, Paverama e Taquari.

Data de publicação: 19/05/2021