Na primeira semana de fevereiro, a secretaria municipal de Educação, junto com o prefeito municipal Jocimar Valer, realizou reuniões com funcionários, direção e motoristas que fazem parte da secretaria.

As reuniões tiveram a finalidade de dialogar e garantir um retorno seguro a todos, seguindo os protocolos sanitários estabelecidos. Na oportunidade, os motoristas dos transportes escolares receberam um kit contendo álcool em gel, máscara e pulverizador para cada veículo que fará a rota escolar.

A semana encerrou-se com a formação de professores, tendo por objetivo contribuir com as reflexões dos docentes acerca da importância das habilidades emocionais na retomada das aulas, motivando-os frente aos desafios pedagógicos enfrentados na pandemia.

Retorno das aulas

No dia oito de fevereiro, a rede municipal de ensino de Coqueiro Baixo retornou suas atividades presenciais de forma gradual e com ensino híbrido, controlando assim, o limite de ocupação nas salas de aula e no transporte escolar. Neste dia, também foi entregue um kit escolar para cada aluno, sendo que, as demais turmas, estão recebendo nesta semana, na medida que retornarem aos estudos.

Na EMEI Cantinho da Mônica, as atividades ocorrerão inicialmente somente no turno da tarde. Assim que possível, será retornado o turno integral.

Na EMEF Heitor Villa Lobos, as turmas do 6° ao 9° ano terão aulas no turno da manhã. Já no turno da tarde, as turmas do 1° ao 5° ano, estarão na Escola (conforme cronograma enviado aos pais).

Na EMEF Sete de Setembro, as aulas seguem diariamente no turno da tarde.

Segundo a secretaria, os pais têm autonomia para decidir se os seus filhos irão participar ou não das aulas presenciais. Conforme o retorno das autorizações, a maioria optou pelo retorno presencial.

- Este retorno presencial é muito importante para os alunos manterem o vínculo, fortalecendo assim, seu aspecto socioemocional que acabou sendo afetado pela pandemia. Sabemos que as emoções são uma fonte essencial da aprendizagem. Temos um grande desafio para lidar com toda essa complexidade, por isso é de suma importância a atuação e interação dos pais e de toda a comunidade escolar nesse processo, para obtermos um trabalho de qualidade. – relata a coordenadora de Educação, Elis Klein.

Data de publicação: 17/02/2021