A praça central de Coqueiro Baixo, que ainda não havia recebido uma denominação, agora passa a ser chamada de Praça Municipal Adélcio Domingos Sestari. O nome foi estabelecido após o Poder Legislativo do município ter aprovado o Projeto de Lei nº 014/2020, encaminhado pelo Poder Executivo do município, que acatou a indicação feita pelo vereador João Paulo Salami/PP, pedindo que a praça recebesse o nome do ex-prefeito, falecido no último dia cinco de maio.
A praça foi construída durante o mandato de Adélcio Sestari como prefeito de Coqueiro Baixo, que exerceu esta função na gestão 2009/2012.
A praça começou a ser planejada em 2009, quando foi criado um projeto de construção do espaço, utilizando terreno que havia sido adquirido na gestão anterior, no ano de 2008. Na época, uma proposta inicial foi apresentada pela engenheira da prefeitura, Ana Tronco. No projeto original, havia um palco para apresentações, arquibancadas, parque infantil, área para ginástica, jardins e uma fonte. Com a participação da comunidade, a Administração chegou ao projeto final, que foi executado com recursos federais e próprios do município.
A inauguração da praça aconteceu no aniversário de 12 anos de Coqueiro Baixo, em abril de 2012. A festa contou com apresentação do Coral Municipal Vozes de Cristal e do Coral Municipal Bella Coqueiro. Houve, ainda, apresentação dos alunos das escolas municipais.
Na justificativa de sua indicação, o vereador João Paulo ainda listou outras realizações de Adélcio enquanto prefeito, como: construção do prédio da Brigada Militar e da secretaria de Obras; aquisição de máquinas e veículos; construção de calçamento; recapeamento asfáltico; obras em frente à Igreja com construção de muros; construção de casas populares; implantação do Ensino Médio; criação da Banda Marcial; implantação do turno integral; implantação de vários programas na área da saúde, destacando-se o programa de Estratégia Saúde da Família (ESF) e construção da Academia de Saúde; criou a secretaria da Assistência Social e implantou o programa voltado à Pessoas Necessitadas; criou o maior evento do município, o Filó.

Data de publicação: 03/06/2020