A secretaria municipal da Saúde realizou, no dia 26 de setembro, o evento Setembro Amarelo, alusivo ao mês em que é trabalhada a prevenção ao suicídio.

O dia contou com a presença de mais de 200 pessoas, reunidas no Salão Comunitário São José, para debater o assunto.

Na abertura do evento, teve a apresentação de uma mensagem audiovisual do Padre Fábio de Mello, que contou sua história de vida que envolveu depressão e como lida com a doença.

A secretária da Saúde, Sandra Caumo, em sua fala, disse que “devemos cuidar uns dos outros”, salientando que devemos ficar atentos aos sinais que as pessoas próximas a nós podem estar demonstrando e os mesmos podem passar despercebidos.

A tarde contou a peça teatral “Família Berdinazzi em defesa da vida”, encenada pela equipe de saúde mental de Relvado. A peça trouxe cenas cotidianas que fizeram refletir o papel de cada um de nós nas famílias, e como os sinais indicativos de possível suicídio podem passar despercebidos. A encenação tratou de temas como bullying, abuso de álcool e drogas, automutilação e depressão.

Após o teatro, todos os presentes participaram de uma confraternização e ganharam um brinde, oferecido pela secretaria da Saúde.

Data de publicação: 22/10/2019