No dia 19 de julho, a extensionista social da EMATER de Doutor Ricardo, Renata Bigliardi, fez uma palestra sobre PANC’s - Plantas Alimentícias Não Convencionais

No dia 19 de julho, a extensionista social da EMATER de Doutor Ricardo, Renata Bigliardi, fez uma palestra sobre PANC’s - Plantas Alimentícias Não Convencionais, com os alunos do 6º ao 9º ano da EMEF Heitor Villa Lobos. Esta atividade faz parte do projeto Coojusoma - Cooperativa Juntos Somos Mais/ 9º ano, em virtude da passagem do Dia do Agricultor, comemorado em 28 de julho.

Segundo a palestrante, esses tipos de plantas são vistas como ervas daninhas, sendo, por muitas vezes, arrancadas da terra e inutilizadas. Porém, elas são ricas em nutrientes e proteínas. Alguns exemplos são: almeirão roxo, beldroega, capuchinha, peixinho da horta, dente-de-leão e erva-gorda.

Renata destacou que é preciso ter cuidado antes de ingerir as PANC’s. Deve-se conhecer bem a erva e o local onde ela está crescendo, se no local há agrotóxicos ou outras coisas prejudiciais.

Durante a palestra, os alunos puderam experimentar algumas dessas plantas. A aluna do 6º ano, Maria Eduarda Vidaletti, provou todas as espécies e relata que a maioria das plantas que provou, são boas; a capuchinha, por exemplo, é um pouco amarga quando ingerida, mas, depois, tem um sabor adocicado. Maria Eduarda achou interessante a palestra, pois trouxe novos conhecimentos e novas alternativas de alimentação, visando benefícios à saúde.

 

Fotos: Caroline Vian e Júlio César Bettio

 

Data de publicação: 01/08/2019

Compartilhe!