Professores participam de formação na área de conhecimento da Matemática.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Coqueiro Baixo proporcionou a participação   dos professores da Rede Municipal de Ensino do município de Coqueiro Baixo, no curso de formação na área de conhecimento da Matemática com o palestrante, professor e Doutor Leo Akio Yokoyama da UFRJ ( Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro), em Lajeado RS, no dia 15 de junho de 2017.  O palestrante abordou o prazer de aprender Matemática na Educação Infantil, nos Anos Iniciais e Educação Inclusiva, pois é a parte principal para dar significado no Ensino Básico e se não aprendeu nos anos iniciais não terá mais sentido este aprender.

Também enfatizou sua experiência em trabalhar a Matemática com deficientes intelectuais, principalmente em Síndrome de Down. Os dedos das mãos são essencialmente possibilidades de regar a aprendizagem para compreender, entender e relacionar. O professor precisa dar oportunidade e a partir do erro criar estratégias que possam comover os resultados.

É preciso deixar de lado a Matemática da decoreba, memorização, alogaritmo e pensar em outras estratégias para validar a aprendizagem.

O mais importante é ter noção de quanto vai dar, depois refinar o resultado de quanto se queira, e, então dar possibilidades aos alunos mostrando outros caminhos e não somente o tradicional. O curso foi um ótimo aprendizado e muito produtivo em conhecimentos e experiências em sala de aula.

Segundo o palestrante, o professor que escolheu esta profissão deve estar em constante aperfeiçoamento (pesquisar e estudar).

Agradecemos a Secretaria de educação e cultura de Coqueiro Baixo, pela oportunidade em participar de um curso que nos comoveu e contemplou  com tantas estratégias de aprendizagem e conhecimentos, que deram luz para acreditar na capacidade do aprender  de nossos alunos.

Data de publicação: 19/07/2017